sexta-feira, 20 de maio de 2011

Como ensinar versículos bíblicos sobre missões através de jogos - Alguns Jogos

Jogos
Aqui estão alguns jogos bastante curtos que podem ajudar o seu grupo a plantar o versículo bíblico memorizado em seus corações. Tente usar o 'Momento de Memorizar' durante cada sessão para atrair o interesse das crianças e ajudá-las a lembrar a passagem bíblica. Lembre-se que crianças são observadores passivos. Eles aprendem melhor fazendo!
Jogo 1:Acerte o Saco do feijão
Idade:Primário
Materiais:Bíblias, folhas de papel, caneta hidrocor, saco de feijão.
Preparação:Escreva as palavras do versículo ou tema nas folhas de papel, uma palavra ou frase curta em cada folha. Espalhe essas folhas misturadas no chão.
Jogo:As crianças revezam jogando o saco de feijão a uma certa distância sobre as folhas de papel. Quando o saco cai sobre uma folha a criança pega a folha em que acertou e segura. Depois que todas as folhas forem apanhadas, ajudea as crianças a colocarem na ordem para formar o versículo ou tema, usando suas Bíblias como referência. Repita o jogo quantas vezes o tempo permitir.


Jogo 2:Repita o que eu digo
Idade:Todas
Materiais:Lousa e giz ou folha grande de papel e pincel atômico.
Preparação:Escreva as palavras do versículo a ser memorizado em uma lousa ou folha de papel bem grande. Coloque num local de fácil visualização.
Jogo:Pronuncie a primeira palavra do versículo - as crianças repetem; pronuncie as duas últimas palavras, depois as próximas três etc. As crianças repetem cada jogo de palavras e então repetem juntas o versículo inteiro. Convide as crianças a recitarem os versículos do mesmo modo que você fez, sendo que agora você repete as palavras delas. Convide várias crianças a serem líderes no jogo se o tempo permitir.


Jogo 3:Passe a palavra
Idade:Todas
Materiais:Cartões de indice, pincel atômico, rádio com fita cacete ou cd para música.
Preparação:Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Se for longo, escreva mais de uma em cada.Numere os cartões segundo a ordem das palavras do versículo.
Jogo:Coloque as crianças sentadas em círculo e dê cada um dos cartões para uma criança diferente. Enquanto a música toca, vão passando os cartões; quando a música para, as crianças que estiverem segurando o cartão, leêm o versículo, seguindo a ordem das palavras. Depois que tiverem brincado várias vezes dessa maneira, as criançasque estiverem segurando os cartões virão à frente e organizarão os cartões elas próprias, formando o versículo. Repitam o verso juntos várias vezes.


Jogo 4:Faça um gesto
Idade:Todas
Materiais:Lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.
Preparação:Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina. Coloque num papel visível.
Jogo:Senta-se em círculo. Cojmece o jogo fazendo um tipo de movimento com as mãos enquanto você recita a primeira palavra em voz alta (ou primeira série de palavras) do versículo a ser memorizado. A criança ao seu lado repete seu movimento e palavras, então ela cria um novo movimento enquanto recita a segunda palavra do verso. Continue até que todas as palavras tenham sido usadas. Então repitam o verso todos juntos várias vezes, usando sempre os movimentos com as mãos. (Obs: não é necessário que o movimento represente o significado das palavras).


Jogo 5:Escrito no espelho
Idade:Primário
Materiais:Cartões de índice, espelhos, papel, pincel atômico.
Preparação:Escreva cada palavra dom versículo a ser memorizado, de trás para frente em cartões separados com pincel atômico. (Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina de maneira normal e colocar em um local visível para referência das crianças).
Jogo:Providencie vários espelhos e convide as crianças para se revezarem lendo as palavras através do espelho. Cada criança copia a palavra 'descodificada' que conseguir ler, colocando os versos em ordem.


Jogo 6:Junte-se a mim
Idade:Primário
Materiais:Cartões de índice, pincel atômico.
Preparação:Escreva cada palavra dom versículo em um cartão separado. Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina, da maneira normal e por num local visível, para referência das crianças.
Jogo:De frente para o grupo, cartões atrás de você, segure um cartão em cada mão e nas costas. Uma criança escolhe um dos cartões. Quando a criança pega o cartão, ela fica com ele para ler.Depois que todos os cartões foram distribuidos, as crianças que estiverem com cartões organiza-os para formar o versículo. Repitam o verso várias vezes juntos. Repita o jogo tanto quanto o tempo permitir.


Jogo 7:Chamando você
Idade:Todas
Materiais:Bíblia, venda, lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.
Preparação:Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina e coloque num local visível.
Jogo:Repita o versículo várias vezes junto com as crianças, então vende os olhos de uma, que conta até dez enquanto as outras abrem espaço. A vendada fala alto a primeira parte do versículo. Outra crianças estará com a segunda parte do versículo, parada (não pode se mover) em alguma parte da sala. Toda vez que a criança vendada chamar recitando a primeira parte do versículo, a segunda deve responder recitando a segunda parte. Quando ela é encontrada, a parada recebe a venda e a brincadeira continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário